Animação sobre golpadas e alimentação.
Os roedores do parque da cidade estão aflitos. A colheita da comida não lhes vai permitir sobreviver o Inverno.
Surly é um esquilo independente, que só vive para si próprio.
Quando Surly e o seu cúmplice Gayson estragam uma iniciativa de Andie e dos seus amigos, forma-se uma parceria e um objectivo – encontrar comida e dividi-la.
Surly parece ter encontrado o paraíso – uma loja cheia de frutos secos.
Mas a lojinha é uma fachada para um grupo de assaltantes atacar o banco que está em frente.
Qual das golpadas vai sair vencedora?
Divertidíssima e imparável animação, que brinca com o conceito de heist movie, com a originalidade que a trama revela duas golpadas – a dos roedores pela comida e a dos humanos pelo dinheiro, mostrando como uma entra em conflito com a outra (e quanta diversão daqui surge).
No meio da brincadeira a um género cinematográfico, até há lugar para mais brincadeiras cinéfilas – desde o burlesco clássico (as situações cómicas, a relação do protagonista com o seu cúmplice) até à aparição de uma Lana (com ares de Turner).
Como sempre no cinema de animação, há também lugar para a presença de valores edificantes – a amizade, a lealdade, o espírito de grupo, a interajuda, a solidariedade e uma clássica história de amor.
Óptimo trabalho de animação (os detalhes dos ambientes, a palete de cores, a pelugem dos animais, o ritmo e o desenvolvimento das peripécias), com uma trama bem urdida (cheia de twists & turns), apoiados numa galeria diversificada e carismática de personagens que nos cativam.
Muito recomendável.
Venha a já anunciada sequela. Queremos ver mais peripécias destes adoráveis roedores.
Realizador: Peter Lepeniotis
Argumentistas: Lorne Cameron, Peter Lepeniotis, Robert Reece, Daniel Woo
Vozes: Will Arnett, Brendan Fraser, Liam Neeson, Katherine Heigl, Stephen Lang, Maya Rudolph
Orçamento – 42 milhões de Dólares.
Bilheteira – 64 (USA); 93 (mundial).
Há algumas crianças filmes são o meu favorito e The Nut Job , uma proposta divertida que eu amei desde que começou. Enquanto lá tem o melhor enredo, no final, acaba por ser divertido para toda a família. Já notícias da segunda parcela do presente e espero igual ou melhor. Eu recomendo-lo.