Mais um Farewell a um dos grandes do Cinema.
Desta vez é o grande Dick Smith.
Smith é considerado “The Godfather of Make-Up”.
A sua mestria esteve sempre ligada à caracterização, sempre com notáveis trabalhos.
Começou na televisão, em 1945, logo no campo da caracterização e marcou o meio por ser um pioneiro no uso do latex – Smith achava que com este aplicativo próximo da pele permitia que os actores mantivessem a sua expressividade.
“The Exorcist” (lembram-se o quando scary está Linda Blair quando está possessa?), “Taxi Driver” (o shootout final), “Amadeus”, “The Godfather” (o look de Brando), “Last Tango in Paris” (o look de Brando), “Marathon Man”, “The Deer Hunter”, “Death Becomes Her” (o envelhecimento e rejuvenescimento de Goldie Hawn e Meryl Streep) e “Scanners” (o tal onde “as cabeças rebentam”), são alguns exemplos que atestam o talento de Smith.
Graças a Dick Smith, a caracterização ganhou estatuto de Arte.
So long, Dick.
O grande Rick Baker (um seu discípulo) escreveu o seguinte:
“
The master is gone. My friend and mentor Dick Smith is no longer with us. The world will not be the same.
“
Entrevistas a Smith
http://www.youtube.com/watch?v=yp9vNYyxQGg
Smith a receber um prémio
(Baker faz a introdução e explica a relevância de Smith)
O make-up em “The Exorcist”
O início de “The Godfather”
(sim, Brando dá o seu toque, mas Smith dá-lhe o ar)
O shootout de “Taxi Driver”
A juventude de Mery Streep em “Death Becomes Her”
O “furo” na juventude de Goldie Hawn em “Death Becomes Her”
A “explosão cerebral” de “Scanners”
Muitos dos efeitos de Smith
Sobre Dick Smith
http://www.dicksmithmake-up.com