James Garner (1928-2014) – RIP

James Garner - smile

E assim continuam os long goodbye às grandes movie stars de outrora.

Agora despedimo-nos do grande James Garner.

 

Nascido em 1928 (com o nome de James Scott Baumgarner), no Oklahoma, Garner perdeu cedo a mãe, largou cedo os estudos e ingressou na Marinha Mercante. Mas a sua tendência para o enjoo levou-o a abandonar a carreira e mudou-se para L.A. para viver com o pai.

Continuou os estudos e cumprido o serviço militar (em Infantaria), foi mobilizado para a Coreia, onde foi ferido duas vezes e ganhou dois Purple Hearts.

Regressado à vida civil, andou pela universidade e interessou-se pelo mundo da representação. Andou pelo Teatro, até assinar contrato com a Warner Bros.

A partir daqui foi sempre a subir.

Vários títulos se salientam na sua carreira – “The Children’s Hour” (ao lado de Audrey Hepburn e Shirley MacLaine), ”The Great Escape” (ao lado de Steve McQueen, Richard Attenborough, Charles Bronson, Donald Pleasence e James Coburn), “Grand Prix” (ao lado de Yves Montand e Eva Marie Saint), “Marlowe” (onde nos deu uma moderna interpretação do mítico private eye criado por Raymond Chandler), “Victor/Victoria” (ao lado de Julie Andrews e Robert Preston), “Murphy`s Romance” (esteve nomeado para um Oscar, ao lado de Sally Field) e “Sunset” (ao lado de Bruce Willis, Malcolm McDowell e Mariel Hemingway). Em tempos recentes vimo-lo em “Space Cowbys” (ao lado de living legends como Clint Eastwood, Donald Sutherland e Tommy Lee Jones) e “The Notebook”.

A sua glória máxima chegaria em 1957 e em televisão. Garner interpretava “Maverick”, um divertido e heróico jogador e cowboy, tão hábil nas cartas como nas armas. A série seria adaptada ao Cinema em 1994, num excelente e divertido filme com Mel Gibson (a interpretar, muito bem, Maverick), Jodie Foster e James Coburn. Garner também participou e o seu personagem reservava uma grande surpresa (no filme e face à série televisiva).

Garner regressaria à televisão com a aclamada série “The Rockford Files”, onde seria premiado com um Emmy.

No final da sua carreira, Garner andou mais pela televisão.

James Garner - Marlowe - 2

James Garner merece ser uma verdadeira movie star. Carisma, presença, versatilidade, sentido de drama, heroísmo, simpatia e comédia, beleza para cativar as meninas e causar inveja aos meninos. E esteve sempre activo, solicitado e popular durante décadas. Que mais pedir?

Perde-se um actor notável. O firmamento de Hollywood ganha uma nova estrela.

So long James. O teu sorriso continua em nós, em qualquer (re)visão dos teus filmes e séries.

James Garner - The Rockford Files

Evocações

 

Tributos

James Garner - Maverick

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s