Uma rábula ao Western feita por Seth MacFarlane, um dos grandes comediantes da actualidade.
Albert, um pacífico criador de ovelhas, vê-se abandonado pela sua namorada. Esta quer um homem mais firme, rico e heróico, procurando tal no dono da moustacherie local.
Disposto a resgatar a mulher amada, Albert desafia o rival para um duelo. Mas Albert não sabe usar armas. Em cena surge Anna, fascinante loira, mulher com destreza em armas. Entre ambos surge uma feliz cumplicidade, que bem pode ajudá-lo no duelo. Mas os sarilhos de Albert não acabam – é que Anna é casada com o mais mortífero pistoleiro do Oeste. E este chegou à cidade em busca de Anna.
Que diabo!!! São mesmo mil e uma, as maneiras de bater a bota no Oeste.
Irá Albert escapar a todas?
O Western é um dos géneros supremos do cinema de Hollywood. Mas como todos os géneros, é perfeitamente susceptível de ser parodiado.
Eis um excelente exemplo.
MacFarlane faz uso do seu estilo de humor (louco, irreverente, selvagem, fácil, rápido, às vezes “escatológico”) e desmonta todos os arquétipos, convenções e clichés do género.
Mas MacFarlane também sabe ser cumpridor das regras do género. Há cavalgadas, espaços abertos, duelos ao por do sol, pancadaria em saloons, prostitutas sentimentais, pacifistas heróicos, cobardes agentes da lei, pérfidos pistoleiros.
É o género em glória, gloriosamente parodiado.
Magnífica fotografia (é sempre lindo ver-se o Oeste filmado e fotografado assim – procurem uma sala com grande ecran e excelente projecção).
Nota altíssima também para a banda sonora, a lembrar os épicos temas westernianos do grande Elmer Bernstein.
MacFarlane faz uso da sua cultura e muitas são as referências à pop culture.
Seth MacFarlane muito bem como o all quiet american. Charlize Theron está fantástica como the lady who solves distress. A química entre os dois é óptima. Amanda Seyfried, Giovanni Ribisi, Sarah Silverman e Neil Patrick Harris estão em sintonia com a brincadeira. Liam Neeson diverte-se à brava como vilão.
Atenção a dois divertidíssimos cameos – no celeiro, à noite; na cena após o já raro “The End”.
(sim, implica conhecimento da pop culture presente nesses momentos – sobre quem são os actores, quais os personagens e a que filmes se referem)
A grande diversão da temporada. Uma das grandes diversões de 2014.
[…] chega ao Cinema (em 2014, ele trouxe o louco “A Million Ways to Die in the West”, já aqui abordado) e fá-lo em […]