Transcendence: A Nova Inteligência (2014)

Transcendence - Poster 11

 

Wally Pfister é um dos grandes Directores de Fotografia da actualidade, com uma longa e frutuosa colaboração com Christopher Nolan.

Eis a sua estreia na realização, com um estupendo elenco e com um tema provocatório, profundo e susceptível de grande reflexão e debate.

 

Will Caster é um brilhante cientista, perito em Inteligência Artificial. O seu trabalho é notável, mas tem fortes e violentos opositores.

Durante uma palestra, Caster é alvejado mortalmente. A sua salvação passa pela transferência da sua mente para um computador avançado.

E assim nasce uma nova espécie. Mas quais os perigos?

Transcendence - screenshot 1

Cinema é como a Culinária – nem sempre com os melhores ingredientes se fazem grandes petiscos.

Eis um excelente exemplo.

Transcendence - screenshot 2

Transcendence - screenshot 3

É certo que o tema tem (imensa) potencialidade e densidade (a alma do ser humano, até que ponto esta pode ser armazenada e transportada, pode uma máquina ter a essência do ser humano), mas tudo está tratado com superficialidade, pretensiosismo e até de forma atabalhoada, procurando, sem sucesso, conciliar o didáctico, o ensaio e o entretenimento.

Transcendence - screenshot 4

O tema faria as delícias (narrativas e visuais) de Kubrick (em “2001” ele focou algo semelhante) e dos Wachowski (a trilogia “Matrix” é um prodígio de estética, filosofia, reflexão e entretenimento, à volta deste tema).

Mas infelizmente, o filme não conta com alguém ao nível destes génios.

Transcendence - screenshot 5
O ritmo é lento, chato e quando tenta ser dinâmico (de repente surgem uns mercenários a julgar que combatem/destroem um computador à base de balas e explosivos) cai no patético (guys, isto não é “The Terminator”).

Transcendence - screenshot 6

No meio de tanto conflito entre Homem e Máquina, o magnífico naipe de actores parece atacado por algum vírus ou em system halt que os deixam em permanente estado de letargia.

 

Pfister é, de facto, um excelente director of photography, e olhando para este seu debut como realizador, mais vale regressar à sua antiga função. O resultado é do mais vulgar dos telefilmes (algo inesperado de um homem que nos deu imagens de grande poder visual e espectacular – “Batman Begins”, “Inception”).

Transcendence - screenshot 7

“Transcendence” é, talvez, a maior decepção cinematográfica de 2014.

 

A evitar.

 

“Transcendence” já está nas salas portuguesas.

Transcendence - screenshot 8

Realização: Wally Pfister

Argumento: Jack Paglen

Elenco: Johnny Depp, Rebecca Hall, Morgan Freeman, Paul Bettany, Cillian Murphy, Kate Mara, Cole Hauser

 

Site – http://www.transcendencemovie.com/

 

Orçamento – 100 milhões de Dólares

Bilheteira – 23 milhões de Dólares (USA); 80 (mundial)

 

Transcendence - Poster 10

O projecto surgiu a Christopher Nolan durante as filmagens de “The Dark Knight Rises”. Nolan sugeriu-o a Pfister como o ideal para o seu debut na realização.

 

Pfister é um grande fã de película e métodos analógicos. Este filme mantém a sua tradição – nas filmagens e na montagem.

 

James McAvoy, Tobey Maguire, Christian Bale e Jude Law foram considerados para protagonista.

Rebecca Hall superou as candidaturas de Emily Blunt, Rooney Mara, Noomi Rapace e Kate Winslet (que recusou por conflito de agenda).

Paul Bettany beneficiou das recusas de Ewan McGregor e Tom Hardy, dado que estes estavam com a agenda ocupada.

Transcendence - Poster 4

One comment on “Transcendence: A Nova Inteligência (2014)

  1. KARLA diz:

    Filme que trata dessa digitalização do indivíduo e de como se pode (ainda) estabelecer uma relação entre os que mantêm a carne e os que optam – ou nunca puderam escolher. Este thriller de ficção científica mais de 100 minutos, eu gostei. Transcendence é um filme estranho e muito futurista que eleva a curto prazo um futuro muito sombrio para toda a humanidade. A coisa interessante sobre este filme é o debate e o dilema moral que surge quando se discute os limites da ciência e tecnologia. Transcendênce é o primeiro filme que fez Wally Pfister, diretor de fotografia de quase todos os filmes de Christopher Nolan.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s