Frozen – O Reino do Gelo (2013)

O Reino do Gelo - Poster 9

 

No início do ano, esta preciosidade da Disney ganhou diversos prémios importantes na categoria de “Melhor Filme de Animação”.

Não é caso para menos.

É sobre gelo, mas é bem quente de magia Disney.

 

No reino nórdico de Arendelle, Anna e Elsa são duas irmãs, futuras herdeiras do reino. Dão-se maravilhosamente bem, mas um “azar” mágico obriga-as à separação. Elsa tem a capacidade de controlar o gelo, mas ainda não domina tal poder. Um acidente quase causa a morte a Anna.

Anos depois, chega o dia de Elsa ser coroada como raínha. Mas devido a mais um azar (devido à sua incapacidade em controlar os seus poderes), Elsa transforma o reino numa era de gelo. Elsa foge para a montanha, mas Anna está disposta a tudo para salvar a irmã e o reino.

Frozen - Anna & Elsa - 2

“Frozen” é puro Disney e ao seu melhor.

Estamos em ambientes de reinos mágicos e encantadoras princesas, mas o argumento ganha uma enorme força pelo “duelo” emocional entre as duas irmãs, fazendo com que o eixo da narrativa seja o amor de Anna por Elsa, na descoberta do porquê do afastamento e na sua luta em reatar a antiga relação.

Mas estamos em território Disney e como tal há humor, magia e encanto por todo o lado.

Como sempre, uma simples história de amor (ainda que sujeita a um twist), a visão inocente de reinos, personagens cativantes e a habitual galeria de relevantes secundários (a simpática e heróica rena Sven, o hilariante boneco de neve Olaf, e os encantadores Trolls, que até dão umas ideias para resolução dos problemas).

Onde o filme (também) marca (imensos) pontos é no aspecto visual. “Frozen” é uma das experiências visuais mais arrebatadoras e espantosas de que há memória, seja em Cinema, seja no universo Disney. O requinte e detalhe na ilustração dos ambientes, dos cenários, da paisagem, da roupa e da luz, superam o perfeito.

(momentos como a criação do palácio de gelo, o congelar e descongelar do reino, o palácio, a cena da coroação e o plano final, são excelentes provas)

Há também lugar para pérolas de mise en scéne – o momento do naufrágio (excelente exemplo de economia narrativa) e o plano-sequência na Praça Central, com a chegada dos convidados à boda da coroação.

E depois há a música. Sempre simples, infantil, directa, de notável eficácia. Ao serviço dela estão belíssimos momentos, que comprovam que é na Disney que está a herança do musical clássico de Hollywood.

Frozen - Anna & Elsa - 1

Vão por mim. “Frozen” só tem gelo na paisagem e no que despoleta a narrativa. É dos filmes mais calorosos que o Cinema nos deu.

Mereceu todos os prémios ganhos e Dólares obtidos nas receitas.

Uma maravilha. Daquelas que só a Disney sabe fazer e pode oferecer.

 

“Frozen” já está disponível no mercado doméstico português.

 

Site – http://movies.disney.com/frozen

 

Trailer

 

“Melhor Filme de Animação”, nos Globos de Ouro 2014, BAFTA 2014 e Oscars 2014.

 

A canção “Let It Go” também foi muito premiada.

Ei-la:

 

É o desenho animado de maior sucesso de sempre. Mais de 1 bilião de Dólares de receitas mundiais.

 

Baseado num conto de Hans Christian Andersen.

 

Sobre Andersen:

http://www.biography.com/people/hans-christian-andersen-9184146#synopsis&awesm=~oDjZHGwmkeQs5h

http://www.online-literature.com/hans_christian_andersen/

 

Os seus contos:

http://www.andersenfairytales.com/en/main

http://www.hca.gilead.org.il

Frozen - Sven

Quando se ouve pela primeira vez a canção “For The First Time in Forever”, há um momento em que são vistos Rapunzel e Eugene (o par romântico de “Tangled”).

Inicialmente, Elsa ia ser a vilã da história. Os produtores mudaram de ideia, preferindo mostrar Elsa como alguém que ainda não consegue dominar os seus poderes, com o mal a surgir involuntariamente.

Os personagens Hans, Kristof, Anna e Sven são derivados de Hans Christian Andersen. Digam os nomes de seguida e rapidamente e ouçam a semelhança sonora.

Frozen - Olaf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s