Sella d’Argento – A Sela de Prata (1978)

A Sela de Prata

Um dos últimos momentos do Western Spaghetti, pela mão de um realizador de culto (Lucio Fulci) e com uma das estrelas maiores do género e do cinema italiano – Giuliano Gemma.

Em criança, Roy Blood assiste ao assassinato do seu pai. Apesar de ter morto o assassino, Roy cresceu com um imenso ódio à família Barrett. Muitos anos depois, Roy é um reputado e temido bounty hunter. O seu regresso à povoação natal vai levá-lo a uma confrontação final com a família responsável pela morte do pai. Mas também vai levar Roy a um percurso de redenção. Bom, isto se ele parar com a sua hostilidade para com o petiz Thomas Barrett Jr.

Uma “coboiada italiana” de bom nível de entretenimento, perfeitamente inserida no espírito do género, que se vê como um filme de acção (algo que acontecia com muitos dos filmes do género).

Como é habitual, vilões bem pérfidos (e sujos e feios), violência exagerada, herói com moralidade dúbia (a forma como trata a criança), presença de valores incorrectos (o vigarista que rouba os mortos) e irreverentes (os padres armados).

Não se procure lógica, profundidade ou coerência na narrativa. Tudo está lá em doses suficientes para sustentar um argumento que justifique generosas doses de violência e tiroteios.

Giuliano Gemma mostra porque era um dos grandes leading men do cinema italiano, uma das suas grandes estrelas e um ícone no género.

Giuliano Gemma - A Sela  de Prata

Geoffrey Lewis (um habituée do cinema de Clint Eastwood dos 70s) diverte-se.

Lucio Fulci é um grande mestre (e nome relevante) do terror italiano. Sai-se bem no western, procurando (como é habitual no seu cinema) paixão nas imagens, criando bons momentos de acção e descurando a lógica narrativa.

Trailer

Lucio Fulci é um especialista no campo do giallo, tendo até criado um estilo/(sub)género muito próprio e estilizado. Este filme é uma das suas poucas incursões fora do seu género habitual. Já tinha realizado um outro western, com outra grande estrela italiana e do género – Franco Nero.

Para muitos, “Sella d`Argento” representa o final da Era do Western Spaghetti. Para trás, ficavam largas dezenas de títulos, muitos clássicos, muitos nomes de relevo, duas décadas gloriosas.

Sobre o Western Spaghetti

http://www.spaghetti-western.net/index.php/Main_Page

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s