O cinema espanhol, de cariz fantástico, terror e terrir, é um velho amigo do Fantas.
Ei-lo de volta, pela mão de um dos mais irreverentes cineastas do género e de Espanha – Álex de la Iglesia.
O resultado é terrisa de puta madre.
–
Na consequência de um assalto rocambolesco, quatro homens e um petiz têm de juntar forças para fugir. Mas o pesadelo maior está para chegar. Vão parar a uma pequena povoação, dominada por… bruxas. Elas são bem activas (apesar do aspecto “idoso”) e determinadas em acabar com o domínio dos homens. Um novo ritual está em agenda e os “visitantes” vêm mesmo a tempo para participarem no banquete. Mas como… prato principal.
–
“From Dusk Till Dawn” em ambiente de bruxaria, aliados a elementos do folclore latino, com muito humor, acção e. … amor e…. feminismo.
O cocktail é explosivo e altamente divertido.
Iglesia não dá descanso ao espectador, acelera logo desde o início (um animado tiroteio numa emblemática Praça de Madrid, seguido de uma desenfreada perseguição automobilística – tudo ao nível do melhor que Hollywood faz), não se poupa em irreverência (um pai a levar o filho para participar no assalto), excessos (o banquete das bruxas), o incorrecto (o comportamento dos policias), absurdo (as discussões filosóficas e sentimentais no meio de situações de grande stress e perigo) e nos clichés do mito (sim, comem-se criancinhas – depois de cozidas no caldeirão, claro).
Tudo em nome da diversão e do espectáculo.
O elenco está em sintonia com o tom do filme (atenção à hilariante prestação da veterana Carmen Maura).
Excelentes trabalhos a nível de fotografia, cenografia, caracterização e efeitos visuais.
Hollywood não faz (muito) melhor.
O cinema espanhol continua a ser um exemplo (verdadeiramente exemplar) de dinamismo e criatividade (principalmente neste género) para muitas cinematografias.
Um dos grandes momentos do Fantas 2014. Outro forte candidato a prémios. Seja o “Grande Prémio” como o “Prémio do Público”.
–
Trailer
–
“Melhor Actriz Secundária” (Terele Pávez), pelo Círculo de Críticos de Espanha 2014.
“Melhor Actriz Secundária” (Terele Pávez), “Melhor Direcção Artística”, “Melhor Som”, “Melhor Guarda-Roupa”, “Melhores Efeitos Visuais”, “Melhor Montagem”, “Melhor Caracterização”, nos Goya 2014.
–
Terceiro encontro entre Maura e Iglesia.
O filme não segue uma história verídica, mas a povoação de Zugarramurdi (Nordeste de Espanha, zona de Navarra, pouco mais de 200 habitantes) é famosa pelo seu historial ligado a bruxas e bruxaria. Em 1610, a povoação foi alvo de acções da Inquisição, que condenou à fogueira 12 mulheres. E até tem um Museo de las… Brujas.
Sobre Zugarramurdi – http://www.turismozugarramurdi.com/
O dito Museu
http://www.turismo.navarra.es/eng/organice-viaje/recurso/relacionado/4040/
Uma caverna da zona – http://www.turismo.navarra.es/eng/organice-viaje/recurso/relacionado/3295/
–