Fresquinho de ter sido um dos grandes vencedores dos Globos de Ouro 2014 – “Melhor Filme – Comédia”, “Melhor Actriz – Comédia” (Amy Adams), “Melhor Actriz Secundária” (Jennifer Lawrence), eis um dos grandes filmes do ano, onde se concilia inteligência, qualidade e capacidade de entretenimento.
Um hábil golpista e a sua companheira fazem parceria com um ambicioso agente do FBI. Juntos elaboram um estratagema para caçarem políticos envolvidos em fraudes financeiras e corrupção. Mas quem é que anda a dar a golpada a quem?
David Russell tem-se revelado um dos mais interessantes realizadores da actualidade, conseguindo combinar o entretenimento (“Three Kings”) com filmes de prestígio dignos de prémios (“The Fighter”, “Silver Linings Playbook”).
Eis mais um excelente exemplo.
Divertido, mordaz, sexy, excitante, envolvente e politicamente incorrecto, o filme de Russell é também uma bem conseguida evocação de uma época, uma cativante visão de uma forma de vida, uma bem urdida trama (onde nunca se sabe quem vigariza quem) e uma sentimental crónica sobre um conjunto de indivíduos que procuram, à sua maneira, a concretização do seu American Dream.
Excelentes interpretações do todo o elenco (Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams e Jennifer Lawrence são rostos já vistos no cinema de Russell), mas quem galvaniza as atenções (e os olhinhos) são Amy (mais sexy que aqui é impossível) e Jennifer (absolutamente avassaladora).
Óptimo trabalho de fotografia e guarda-roupa (Amy e Jennifer nunca estiveram tão elegantemente decotadas).
Fantástica banda sonora, com muitos dos grandes hits dos 70s e 80s.
Como todos os grandes filmes sobre golpadas, a grande “vítima” é o espectador. Este só descobre tal nos minutos finais. Mas que grande gozo isso dá.
“American Hustle” é uma grande golpada de entretenimento e cinema.
Um dos grandes filmes do ano.
Site – http://www.americanhustle-movie.com/site/
A Banda Sonora
O visual do filme – http://www.pinterest.com/thelookofah/