A propósito da sua passagem na RTP2 durante a semana que findou, resolvi escrever este artigo sobre um dos filmes da minha vida que, sintoma da crise, já foi “o filme de Natal” e, por cá, foi exibido na Páscoa.
Filme de 1946 realizado por Frank Capra, portagonizado por James Stewart e Donna Reed, tem consigo o estigma de não ter ganho algum Óscar; esteve nomeado para cinco categorias mas não teve direito a alguma estatueta dourada. Frank Capra e James Stewart, no entanto já tinham sido oscarizados . O realizador por “Uma Noite Aconteceu”(1934), “Doido com Juízo”(1936) e “Não o Levarás Contigo”(1938), e o ator com a brilhante interpretação em “Casamento Escandaloso” (1940), filme onde esteve bem acompanhado pela lindíssima Katharine Hepburn.
Trailer –
O filme conta a história de George Bailey, que no Natal, após uma série de infortúnios decide pôr termo à vida. Um pretendente a anjo tem por missão -para poder ganhar as asas de anjo – salvar a vida do protagonista, George Bailey. A história começa mesmo assim; Deus convoca o pretendente a anjo para uma missão que consiste em salvar o herói da história. E para melhor o conhecer (ele e nós), mostra-lhe (nos) marcos importantes da vida de George, desde a infância ao presente, remarcando-lhe o bom intimo, bom homem que desiste do sonho de uma vida para poder ajudar os outros.
Este foi o primeiro filme que James Stewart protagonizou após o fim da 2ª Grande Guerra. Ele foi dos primeiros artistas a alistar-se na Força Aérea e, Lionel Barrymore convenceu-o a participar no projeto. Donna Reed (futura Miss Ellie Ewing de “Dallas”), teve aqui a sua primeira aparição como protagonista principal. Capra, considerou por diversas vezes, este como a sua obra preferida.
Para mim, também é uma das favoritas. Brilhante. Brilhante, como uma estrela.
Fontes: imdb.com, pt.wikipedia.org, youtube.com
Igantius Bk
E’ sem duvida um filme brilhante. Um dos filmes que retrata a grande crise Americana dos anos 30, e que deixou muitas criancas orfas porque os pais, em desespero se suicidavam.
Sempre que vejo este filme choro. Obrigado pelo comentário.