Anda por aí um grupo de morons que acha que Kristen Stewart não sabe representar. Eu sei que a menina anda (perdida) na saga “Twilight” (mas no primeiro filme, ela até se empenhou), mas tendo em conta o que ela ganha (ordenado na dezena de milhões de Dólares) por andar com ar “insosso”, levante o dedo o/a hipócrita que não gostaria de estar com o mesmo tipo de emprego.
Depois de verem este belo “Welcome to the Rileys”, talvez se calem (para sempre). E recomendo que observem o muito de bom que ela fez antes dessa saga sentimental entre humanos e vampiros.
Um casal de meia-idade vive em ruptura sentimental devido à morte da filha, ainda adolescente.
Ela encontra refúgio na reclusão doméstica. Ele procura mostrar que ainda está vivo (depois de ver uma pedra tumular com os seus nomes, ao lado do túmulo da filha). A sua estadia em New Orleans, onde assiste a uma convenção, leva-o ao conhecimento de uma jovem stripper. A relação entre os dois desenvolve-se. Para ele, é uma forma de redescobrir o amor paternal. Para ela, um possível conforto emocional. Mas a vontade de salvar tem de ser retribuída com a vontade de ser salva.
O realizador Jake Scott é filho de Ridley e assina aqui o seu segundo filme (depois do algo desconhecido “Plunkett & MacLeane” e de um vasto percurso em videoclips e em televisão). Sai-se bem, longe dos efeitos estéticos do pai e do tio Tony, de forma muito sóbria, onde deixa sobressair os valores dos actores e das emoções que transpiram.
Puro cinema de emoções humanas, onde merecem destaque as intensas interpretações de um dilacerado James Gandolfini, uma frágil Melissa Leo e uma carente Kristen Stewart (na sua melhor interpretação – por alguma razão ganhou o prémio para “Melhor Actriz” no Festival de Cinema de Milão 2011).
“Welcome to the Rileys” é um belo filme, ainda que emocionalmente doloroso, sobre o significado da vida (e do viver) quando se ama, da necessidade de amar, mas também da aceitação desse amor.
Uma bela surpesa.
Site (francês) – http://www.bacfilms.com/fichesalles.php?id=472
Alex Aranda